"As almas dos justos estão na mão de Deus" (Sb 3,1)
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu, entristecida, a notícia do falecimento de Dom Affonso Felippe Gregory, bispo emérito da diocese de Imperatriz, no Estado do Maranhão, ocorrido nesta quarta-feira, 6 de agosto, festa da Transfiguração do Senhor. Vencido pela leucemia contra a qual lutava há quase dois anos, dom Affonso foi chamado para a casa do Pai onde contemplará, eternamente, a face de Deus a quem amou e serviu ao longo de seus 52 anos de ministério presbiteral.
Por quase 20 anos, Dom Affonso serviu à Igreja Particular de Imperatriz onde se destacou pelo amor e atenção a todos, especialmente, aos pobres e excluídos. Exímio sociólogo, prestou relevantes serviços à Igreja do Brasil como responsável pelo Setor Social da CNBB e presidente da Cáritas Brasileira e Internacional.
Amigo de todos, Dom Affonso gozava da admiração e do respeito de seus irmãos bispos que, nesta hora, pranteiam seu passamento. Anima-nos, contudo, a certeza da promessa do Cristo que disse: "Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá". Firmados nesta verdade, protestamos nossos sentimentos de pesar e dor aos familiares de Dom Affonso e à diocese de Imperatriz, agraciada por tão grande pastor que agora descansa no Senhor.
Brasília, 6 de agosto de 2008
Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB
Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB