2009/02/20

Sobre a Campanha da Fraternidade

 

Brasília, 20 de fevereiro de 2009

 

Ao Chefe de Redação,

 

 

Convidamos a sua equipe para a abertura oficial da Campanha da Fraternidade (CF) 2009, que acontecerá no dia 25 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP). O tema da CF deste ano é "Fraternidade e Segurança Pública" e o lema "A paz é fruto da justiça".

A abertura terá início às 9h, com uma missa presidida pelo arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, e concelebrada pelo secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa. A missa terá transmissão ao vivo pela TV Aparecida e outras TVs Católicas.

Além dos bispos, estarão presentes o secretário executivo da Campanha da Fraternidade, padre José Adalberto Vanzella, e a coordenadora da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, Regina Miki.

Logo após a celebração eucarística, o secretário-geral da CNBB e o arcebispo de Aparecida concederão entrevista coletiva à imprensa. Durante a coletiva será divulgada a mensagem do papa Bento XVI sobre a Campanha da Fraternidade.

Solicitado pela Pastoral Carcerária e pela Pastoral da Criança, com o apoio das demais pastorais e movimentos da Igreja, o tema "Segurança Pública" foi aprovado pelo Conselho Permanente da CNBB, há dois anos, e tem o objetivo de suscitar o debate sobre Segurança Pública na sociedade, bem como sobre as causas da violência e a cultura do medo. Com a CF 2009, a Igreja quer convocar a sociedade a promover uma cultura de paz em todos os âmbitos sociais.

Realizada desde os anos 60, a Campanha da Fraternidade é uma atividade ampla de evangelização desenvolvida no período da Quaresma. A cada ano aborda um tema diferente, com os objetivos de despertar o espírito comunitário e cristão no povo, educar para a vida em fraternidade e renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização.

 

Serviços

Abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2009

Data: 25/02/2009 – Quarta-feira de Cinzas

Horário: 9h

Local: Santuário Nacional de Aparecida – Av. Dr. Júlio Prestes S/N – Aparecida (SP)

Telefones: (12) 3104-1041 (Flávia Gabriela) ou (61) 8119-3762 (padre Geraldo Martins).

 

 

Padre Geraldo Martins Dias

Assessor de Imprensa da CNBB

 

Objetivos da Campanha da Fraternidade 2009

 

 

O objetivo geral da Campanha da Fraternidade de 2009 é suscitar o debate sobre a segurança pública e contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, na família, na comunidade e na sociedade, a fim de que todos se empenhem efetivamente na construção da justiça social que seja garantia de segurança para todos. A paz buscada é a paz positiva, orientada por valores humanos como a solidariedade, a fraternidade, o respeito ao "outro" e a mediação pacífica dos conflitos, e não a paz negativa, orientada pelo uso da força das armas, a intolerância com os "diferentes", e tendo como foco os bens materiais.

Para que o objetivo geral seja atingido, são propostos objetivos específicos:

·                     Desenvolver nas pessoas a capacidade de reconhecer a violência na sua realidade pessoal e social, a fim de que possam se sensibilizar e se mobilizar, assumindo sua responsabilidade pessoal no que diz respeito ao problema da violência e à promoção da cultura da paz.

·                     Denunciar a gravidade dos crimes contra a ética, a economia e as gestões públicas, assim como a injustiça presente nos institutos da prisão especial, do foro privilegiado e da imunidade parlamentar para crimes comuns.

·                     Fortalecer a ação educativa e evangelizadora, objetivando a construção da cultura da paz, a conscientização sobre a negação de direitos como causa da violência e o rompimento com as visões de guerra, as quais erigem a violência como solução para a violência.

·                     Denunciar a predominância do modelo punitivo presente no sistema penal brasileiro, expressão de mera vingança, a fim de incorporar ações educativas, penas alternativas e fóruns de mediação de conflitos que visem à superação dos problemas e à aplicação da justiça restaurativa.

·                     Favorecer a criação e a articulação de redes sociais populares e de políticas públicas com vistas à superação da violência e de suas causas e à difusão da cultura da paz.

·                     Desenvolver ações que visem à superação das causas e dos fatores da insegurança.

·                     Despertar o agir solidário para com as vítimas da violência.

·                     Apoiar as políticas governamentais valorizadoras dos direitos humanos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2009

Fonte: CNBB